Já mediu a sua vida em centímetros?
- Instituto Andreza Silva
- 24 de set.
- 1 min de leitura
Existe um capítulo no livro Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes em que Stephen Covey usa a metáfora das “big rocks”. Ele compara a vida a um balde, as pedras grandes como nossas prioridades (família, saúde e tudo aquilo que consideramos importante) e as pedrinhas como atividades circunstanciais que, no fim, não passam de distrações. O capítulo se chama “Primeiro o mais importante” e fala sobre priorizar e ser intencional.
Adoro essa metáfora para produtividade, mas convenhamos, ficar para lá e para cá com pedras e balde nem sempre é prático.
Então eu adaptei.
Usei fitas métricas com 100 cm, representando a nossa vida (sendo otimista..rsrs), e pedi para cada participante marcar sua idade e refletir: quanto já vivi? Quanto ainda tenho?

Primeiro houve um silêncio profundo. E de repente, não falávamos mais de tarefas ou metas, mas de escolhas de vida, prioridades e presença.
O que você faz com o tempo que ainda tem?
No dia a dia, é fácil cair na armadilha da urgência e acreditar que ser produtivo é viver na correria, fazendo mais com menos. Mas produtividade de verdade é fazer com intenção: escolher onde investir energia, atenção e foco. É estar presente no que realmente importa.
Cada “centímetro” do tempo é único. Cada ação que você toma, cada decisão que você adia ou acelera impacta diretamente seus resultados e a sua vida.
Hoje, pergunto: como você está usando o seu tempo? Está vivendo de forma intencional ou apenas deixando os dias passarem?




Comentários